Como funciona?

Muito poucos municípios brasileiros dispõem de salas de cinema. Os custos de manutenção e operação de uma sala com qualidade de exibição se tornaram proibitivos para a maioria das pequenas cidades. Por isso, o cinema itinerante é uma alternativa tradicional usada em todo o mundo para o atendimento e formação destes públicos.

No RodaCine, uma unidade móvel foi equipada com projetor 35mm, telas e sistema de som. A projeção é realizada com toda a qualidade de uma sala convencional por uma equipe de técnicos habilitados que cuidam de todos os detalhes. Organizadas com o apoio operacional das Prefeituras, as sessões podem ser feitas em ginásios de esportes, salões, escolas ou praças, ao ar livre ou em ambientes fechados.

Os filmes são selecionados dentre as produções recentes do país, considerada a classificação etária e o perfil do público esperado. A programação conta, em regra, com dois filmes, um curta e um longa-metragem. Podem ser realizadas, além das sessões abertas à comunidade, exibições dirigidas a escolas, integradas ao projeto pedagógico destas instituições.

Para uma sessão de cinema do RodaCine é preciso muita coisa:

A ORGANIZAÇÃO DA SESSÃO O PROJETOR O PROJECIONISTA
O FILME DE LONGA OU CURTA-METRAGEM A TORRE DE FILMES
O FURGÃO A TELA O PÚBLICO

Como levar o RodaCine para a sua cidade

A participação e disposição dos agentes locais é imprescindível para o funcionamento doRodaCine. A Prefeitura ou instituição comunitária começa preenchendo formulário de inscrição, solicitando a inclusão da cidade no roteiro do projeto. O pedido de exibição deve ser enviado para o Instituto Estadual de Cinema – IECINE, por carta, fax ou correio eletrônico.

Após a avaliação das demandas e o planejamento das sessões da temporada, as Prefeituras contempladas firmam um Termo de Compromisso com a FUNDACINE para a realização da atividade e definição da divisão de obrigações, conforme o Guia de Produção do RodaCine. Não há custos financeiros para as comunidades, além da infra-estrutura local, pessoal de apoio, energia elétrica, hospedagem e alimentação da equipe do projeto.

FUNDACINE – Fundação Cinema RS
Rua dos Andradas, 1234 – 10º Andar / sala 1006
90020-008 – Porto Alegre – RS
Fone/fax: (51) 32263311
Endereço eletrônico: rodacine@fundacine.org.br / fundacine@fundacine.org.br
Sítio na internet: www.fundacine.org.br

IECINE – Instituto Estadual de Cinema
Av. Borges de Medeiros, 1501 21º andar – ALA NORTE
90110-008 – Porto Alegre RS
Fone: (51) 3286 1900
Fax: (51) 3286 8100
Endereço eletrônico: iecine@cultura.rs.gov.br
Sítio na internet: www.iecine.rs.gov.br

Deixe um comentário